sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Deus é meu pastor e nada me faltará , ele nunca chega atrasado

Gênesis 39:1-4
José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. 2O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. 3Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, 4agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. 5Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.
José, no AT, pode ser comparado com Jesus na sua trajetória de vida. Foi traído, vendido, humilhado, e foi honrado por Deus.
A história de José é uma história de conflitos. Desde criança, quando foi vendido por seus irmãos, até a vida adulta.
Mas tudo o que ele fazia prosperava. E seu senhorio reconhece que Deus era com ele. Há alguns segredos para a prosperidade de José, atitudes de vida. Jesus, já fez a parte dele, se entregando à morte na cruz, nos resgatou, nos tornou filhos e herdeiros da herança de Deus Pai.  Mas temos que fazer nossa parte. É preciso ter a mente de Cristo, as atitudes de Cristo. José cria que Deus era com ele , e que lhe daria vida em abundância. José não esquecia do sonho de Deus para ele.
Algumas atitudes de José que o faziam prosperar:
1 – FAÇA SEU TRABALHO COMO SE FOSSE PARA DEUS.
Deus é meu chefe. Jesus é meu patrão, e ele é justo.  José sempre fez seu trabalho da melhor forma. Não era para Potifar que ele trabalhava, mas para Deus. Para louvar e engrandecer o nome do Senhor no seu trabalho com sua vida, em gratidão e obediência ao Senhor.
Colos. 3:22-24
Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem o Senhor. 23Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, 24sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
José vivia de acordo com a Palavra.
Gênesis 39: 22

Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia.
Mesmo na prisão, José não esmorecia.  E o Senhor estava com ele.
Quantas vezes desanimamos por pequenas coisas, esquecendo-se que o Senhor é Deus conosco. José sabia ser inocente, foi castigado, humilhado, colocado na prisão, por algo que não cometeu. Deveria se revoltar. Mas não o fez. Mesmo na prisão, José reconhecia que seu patrão era o Senhor.
2 – JAMAIS  RECLAME OU MURMURE
José escolheu deixar tudo nas mãos de Deus. Não falar o que não precisa ser dito. Substituir a murmuração pela gratidão, a reclamação pelo louvor. A gratidão gera prosperidade.
Quando murmuramos, estamos dizendo que Deus não é capaz.
Salmo 50:23 “14

Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo, 15e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. 23 quem oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos.
3 – SUBSTITUIR MURMURAÇÃO POR GRATIDÃO
Pratique o perdão. José foi vendido por seus irmãos. Era oportunidade de ser vingado, mas ao invéz disso perdoou. Se derramou em lágrimas por seus irmãos.
Gênesis 45: 1-5
A essa altura, José já não podia mais conter-se diante de todos os que ali estavam, e gritou: "Façam sair a todos!" Assim, ninguém mais estava presente quando José se revelou a seus irmãos. 2E ele se pôs a chorar tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó. Então disse José a seus irmãos: "Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?" Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe. 4"Cheguem mais perto", disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: "Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! 5Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.
Gênesis 45: 14-15
Então ele se lançou chorando sobre o seu irmão Benjamim e o abraçou, e Benjamim também o abraçou, chorando. 15Em seguida beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele.
ENQUANTO O PERDÃO NÃO É LIBERADO, SUAS ORAÇÕES NÃO PASSAM DO TETO.
I Pedro 3:7-12
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 8Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. 9Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. 10Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. 11Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. 12Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal"
4 – LIBEREM PERDÃO
José sustentou sua família toda.
Gênesis 45;9-11 Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores. 10Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim - tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens. 11Eu te sustentarei ali, porque ainda haverá cinco anos de fome. Do contrário, tu, a tua família e todos os teus rebanhos acabarão na miséria.
MATEUS 5 23-24
"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, 24deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
Marcos 11:25-26
E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados. 26Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados.
5 – É DEUS QUEM ME DÁ SUCESSO
É de Deus que vem todas as coisas. A prosperidade, em todas as áreas de nossa vida, vem do Senhor: ‘BUSCAI O SENHOR EM PRIMEIRO LUGAR, E TUDO O MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADO.
É Deus quem exalta.
Salmo 75:6-7
Não é do oriente nem do ocidente nem do deserto que vem a exaltação. 7É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta.
1 Samuel 2: 2-10

Então Ana orou assim: "Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação. 2"Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus3"Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens 4"O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força. Os que tinham muito, agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos, agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor. 6"O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata. 7O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. 8Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo 9Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece. 10Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. "Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido".
Aquele que busca o Senhor terá sua recompensa. O Senhor vê e enxuga cada lágrima.
6 – NÃO ESQUECER  DAS PROMESSAS DO SENHOR, E ESPERE GRANDES COISAS DE DEUS.
As lutas, as privações, não fizeram José desistir dos seus sonhos, sonhos  de Deus. Os sonhos de Deus não podem morrer, não são frustados, pois quem é poderoso para prometer é muito mais para cumprir, porque Deus é fiel. Ele não é homem para mentir nem filho do hiomem para que se arrependa. È tão fiel que enviou se Filho para se entregar à morte por mim e por voce.
Gênesis 37:6-7 "Ouçam o sonho que tive", disse-lhes. 7"Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele."
Gênesis 37:9:11” Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim". 10Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: "Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe, e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você?" 11Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.
Gênesis 50:20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.
Jeremias 29:11-14
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. 12Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13 Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. 14Eu me deixarei ser encontrado por vocês', declara o Senhor, 'e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei', diz o Senhor.
O nosso trabalho é confiar e exaltar o nome do Senhor com nosso viver, com nossas atitudes e palavras, e principalmente com fé e esperança naquele que nos resgatou.
O meu Deus sempre tem uma saída. Não deixe ninguém alugar seu coração, com dúvidas, raiva, amargura. Não devemos segurar ãncoras que nos amarrem e impedem as bençãos do Senhor. José não precisou correr atrás das bençãos. Elas vieram até ele. Em meio a lutas sim. Mas Deus agiu em seu favor. Espere grandes coisas no Senhor. José entendeu que tinha uma marca de Deus em sua vida.
Isaias 54: 2-7
Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas. 3Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas. 4"Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez. 5Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.6O Senhor chamará você de volta como se você fosse uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou nova apenas para ser rejeitada", diz o seu Deus. 7"Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta.

AMÉM, GLÓRIA E LOUVRES AO SENHOR!!!!!!!!!
Pr Eduardo Bortolossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário