sábado, 9 de outubro de 2010

Contando com Deus em todas a Situações

 ENQUANTO FORMOS POVO DE DEUS

CULTO CURA E LIBERTAÇÃO 07/10/2010
Antes, é preciso enterdermos o contexto da situação do povo conduzido por Moisés no deserto, e transportar para os dias de hoje.
EGITO = é o mundo que vivemos, com todas as concupiscencias da carne
ISRAEL = a Igreja, o povo que busca a face de Deus
DESERTO = nossa trajetória de vida, com lutas, tempestades, tribulações
CANÃA = vida eterna, céu, nosso foco, para onde nos devemos dirigir
            O povo de Deus nunca pode perder essas  situações de vista. Nunca pode se esquecer que foi resgatado do egito e a regra para isso é seguir o QUE DEUS DIZ QUE É CERTO, e não o mundo. Não podemos nos acostumar com o pecado, e achar que é natural.
Deuteronômio 8:1-10
Tenham o cuidado de obedecer a toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados. 2"Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não. 3Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. 4As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos. 5Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina. 6"Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor. 7Pois o Senhor, o seu Deus, os está levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas; 8terra de trigo e cevada, videiras e figueiras, de romãzeiras, azeite de oliva e mel; 9terra onde não faltará pão e onde não terão falta de nada; terra onde as rochas têm ferro e onde vocês poderão extrair cobre das colinas. 10"Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem o Senhor, o seu Deus, pela boa terra que lhes deu.
Tenham o cuidado de obedecer a toda a lei que eu hoje lhes ordeno. para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados
GÁLATAS 6;16
Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus
A regra é o que DEUS diz que é certo. Muitas vezes, aquilo que nos foi ensinado, não é o que agrada à Deus. Eu preciso vicer de acordo com sua vontade. Muitas vezes estar no altar, lugar de sacrifício, e matar aquilo que desagrada ao Senhor.
Deus agiu, sustentou o povo no deserto, e é o Deus vivo, o Deus de João na ilha de Pátmos, que age hoje em nossas vidas. O tamanho da ação de Deus depende do tamanho da nossa fé. Eu preciso crer no Deus do impossível, do sobrenatural. Só vou ter sua benção quando viver de acordo com sua vontade. QUE SEJA FEITA A TUA VONTADE PAI ETERNO, e não a  minha.
A nossa trajetória hoje é semelhante a do povo do deserto: sequidão, contrastes, apregoam a paz, mas fazem guerras, dizem que amam, mas traem , matam, há inimigos por toda parte.
Mas no deserto DEUS age em favor dos seus. Estamos aqui para sermos transformados, moldados, como o vaso nas mãos do oleiro. A mudança deve partir de nós, devemos deixar o Espírito Santo de Deus agir em nós, e nos transformar. Éo Espírito que transforma quando deixo ele agir em mim. Tenho que viver na dependência do Espírito, porque o deserto é lugar de morte é um lugar muito fácil de se perder. NO DESERTO PODEMOS CONTAR COM A DIREÇÃO DE DEUS.
1CORÍNTIOS 10
Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. 2Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. 3Todos comeram do mesmo alimento espiritual4e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. 5Contudo, Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto. 6Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram.7Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra8Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram - e num só dia morreram vinte e três mil. 9Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram - e foram mortos por serpentes. 10E não se queixem, como alguns deles se queixaram - e foram mortos pelo anjo destruidor. 11Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. 12Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! 13Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 14Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. 15Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo. 16Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo? 17Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão. 18Considerem o povo de Israel: os que comem dos sacrifícios não participam do altar? 19Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? 20Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele? 23"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. 24Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros. 25Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência, 26pois "do Senhor é a terra e tudo o que nela existe"27Se algum descrente o convidar para uma refeição e você quiser ir, coma de tudo o que lhe for apresentado, sem nada perguntar por causa da consciência. 28Mas se alguém lhe disser: "Isto foi oferecido em sacrifício", não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência29isto é, da consciência do outro e não da sua própria. Pois, por que minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros? 30Se participo da refeição com ação de graças, por que sou condenado por algo pelo qual dou graças a Deus? 31Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. 33Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.
PODEMOS CONTAR COM A AÇÃO DE DEUS QUANDO:
1 – TEMOS DIREÇÃO
Deut. 8:2 Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos..
Como eu sei quando Deus está me guiando? Quando tenho visão clara : o povo via a coluna de fogo e fumaça. Deus mostra com clareza, com entendimento.
Deut. 8;15
Ele os conduziu pelo imenso e pavoroso deserto, por aquela terra seca e sem água, de serpentes e escorpiões venenosos. Ele tirou água da rocha para vocês,
Podemos contar com a proteção de Deus nas horas difíceis ou não.
SALMO 91
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso2pode dizer ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio"3Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal4Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. 5Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, 6nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. 7Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
GLÓRIA A DEUS! ALELUIA!
É Deus quem me protege em todos os meus caminhos. E amanhã? O Senhor cuida do meu futuro.
Jeremias 29:11-13
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro12Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
ISAIAS 57:17
nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles", declara o Senhor.
O Senhor é fiel. É Deus quem está falando, não há por que ter medo. Para o inimigo tocar em minha vida, ele tem que passar por cima de DEUS, e ele está debaixo dos pés do Senhor, foi julgado e condenado. O inferno foi criado para satanás e seus seguidores.
2 – POSSO CONTAR COM A AÇÃO DE DEUS QUANDO CONTO COM SEU SUSTENTO
Deut. 8:3-4
3Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. 4As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos.
O sustento de Deus é em todas as áreas; material, emocional. Cristão não tem depressão, síndrome do pãnico. DEUS CURA. ELE CARREGOU TODAS AS NOSSAS DORES. Se tiver, alguma coisa está errada.
ISAÍAS 54;4-5
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. 5Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Veja SALMO 116:6-10
O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou. 7Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você! 8Pois tu me livraste da morte, e livraste os meus olhos das lágrimas e os meus pés, de tropeçar, 9para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos viventes. 10Eu cri, ainda que tenha dito: Estou muito aflito.
DEUT. 8:3
TUDO TEM UM PROPÓSITO EM NOSSA VIDA
3Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor
MARCOS 6:33
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. 34Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
Quantos trocam o Senhor pelas coisas do mundo ( depois, agora não dá ....)
O segredo está no vers.33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça
Querem a benção, mas não o Senhor da benção, querem o sustento de Deus, mas seus interesses são mesquinhos. Quer o sustento de Deus, mas não busca o reino de Deus, santidade, honestidade... priorize o reino de Deus em sua vida, e tudo vos será acrescentado.
3 – POSSO CONTAR COM A AÇÃO DE DEUS QUANDO VEJO MILAGRE
Milagre de Deus é incomum, é inexplicável. Há situações que olhamos e perguntamos: até quando Senhor?, mas se voce tem promessas de Deus em sua vida, ela irá se cumprir!!!!
4 - POSSO CONTAR COM A AÇÃO DE DEUS QUANDO VEJO UMA SAÍDA, COM A REVELAÇÃO DE DEUS
Ele nos dá saída, estratégia. Mas antes devo orar, buscar sua orientação. A revelação é do Senhor.
DANIEL 2;22
Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele.
A REVELAÇÃO É DO SENHOR. Quantas vezes somos apressados, e queremos resolver do nosso jeito. Dá tudo errado, aí então buscamos o Senhor. Ah Senhor .....
Posso contar com a vitória de Deus na  minha vida porque:
2 Cronicas 20:117 Porque a batalha não é minha, mas de Deus.
'Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus16Amanhã, desçam contra eles. Eis que virão pela subida de Ziz, e vocês os encontrarão no fim do vale, em frente do deserto de Jeruel. 17Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições, permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês' ".
5 - POSSO CONTAR COM A SALVAÇÃO DO SENHOR
O Senhor não me tirou do egito para eu morrer no deserto
SALMO 37:23-25
O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; 24ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão. 25Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.
A salvação passa por 3 estágios:
a-    Nos livra do egito
b-    Nos sustenta no deserto
c-    E nos faz chegar á Canãa
Esse deve ser nosso objetivo, nossa meta. Se eu fizer do deserto minha morada, minha vida vai ser de murmuração, e quando murmuro estou dizendo que Deus náo é capaz. Se ficar no Egito, não chegarei à Canãa. O cristão anda na contra mão do mundo, o murmurador o incrédulo morre no deserto.

BENDITO E LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR, NOSSO REDENTOR E SALVADOR, AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ!!!
Pr Marcos Cavacchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário