sábado, 26 de fevereiro de 2011

"Ser um vaso novo"


Jeremias 18:1-6
Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: 2"Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem".3Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. 4Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. 5Então o Senhor dirigiu-me a palavra: 6"Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.

Há um projeto de Deus para fezer uma obra nova em nossas vidas.
Jeremias, profeta do Senhor, estava desgastado, desanimado, angustiado, pelo fato do povo de Israel mais uma vez se esquecido de Deus. Jeremias ora desesperadamente à Deus e Deus o envia à casa do oleiro, porque através de um fato físico, Deus mostraria à Jeremias como ele trata com os seus.
Jeremias a princípio vê 3 coisas: o oleiro, as rodas eo barro. E o Espírito Santo vai lhe dando ensinamento sobre o agir de Deus. O Senhor é o Deus que faz tudo novo.

Podemos tirar 3 ensinamentos dessa situação:

1º DEUS NÃO DESISTE DE NÓS MESMO QUANDO NÃO CUMPRIMOS NOSSO PROPÓSITO
O Oleiro não jogou fora o vaso, porque ele se quebrou. Do vaso quebrado ele fez algo novo. Deus não abre mão de fazer milagres em nossas vidas, Deus não abdica do direito de fazer de nós vasos novos. Deus não nos coloca num canto como algo imprestável. O vaso pode até se estragar, mas o oleiro não o joga fora. O projeto de Deus é fazer um vaso novo. Ele não vai parar até que sua obra não se complete. DEUS É FIEL PARA CUMPRIR SUA PROMESSA. Um vaso novo, uma nova história, as perdas, os fracassos, tudo o que se perdeu será renovado.

2º DEUS NUNCA FAZ REMENDOS
O oleiro não remenda o vaso. Ele faz tudo de novo. Ele não faz uma reforma de fachada. Ele transforma em uma nova vida, uma nova agenda, novas preferências. Vida plena, vida no altar de Deus. Perceba que o vaso se estragou nas mãos do oleiro, nada foge ao controle do Senhor. Às vezes Ele deixa que algo se perca, se quebre para fazer tudo novamente.
Lembra da filha de Jairo

Marcos 6:35-36
Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. "Sua filha morreu", disseram eles. "Não precisa mais incomodar o mestre!" 36Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: "Não tenha medo; tão-somente creia".
de Lázaro

João 11:21
Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
Há momentos que Deus deixa que se estrague, que se perca, para fazer tudo novo: uele trabalha individualmente em cada uma nova família, uma nova criatura. Deus trabalha com cada vaso de maneira diferente. Deus não trabalha em série. Ele trabalha individualmente em cada área de nossas vidas. O seu trabalho é construtivo e paciente. Deus é paciente em moldar nossas vidas. As rodas do oleiro celeste não param de trabalhar, mesmo que em certos momentos até pensamos que elas estão paradas, mas não estão. Deus não esquece nenhum vaso em um canto, ou diz que ele é imprestável.
3º DEUS FAZ O VASO SEGUNDO À SUA VONTADE E SEU PROPÓSITO
Muitas vezes queremos ser o oleiro. Mas Deus é o oleiro. Não há possibilidades de assumirmos o lugar de Deus. Nossos maiores sonhos são muito menores do que o que Deus tem para nós.
Jeremias 29:11-13
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. 12Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
O oleiro não olha o passado, ou coisas que estão acontecendo agora, ele olha par o que ainda vai fazer.
Isaías 29:16
Vocês viram as coisas pelo avesso! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado pode dizer àquele que o formou: "Ele não me fez"? E o vaso poderá dizer do oleiro: "Ele nada sabe"?
Isaías 64:8
Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos.
Deus viu em Abrão, e depois Abraão o pai da fé, o pai das nações, antes mesmo de Isaac ter nascido, viu em Paulo o potencial para ser um evangelista, em Maria, a pecadora, o potencial de uma serva de Deus. Os planos de Deus não são frustrados.
Jó 42:2
"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Quem trabalha é no nosso impossível é Deus e não nós. Nosso trabalho é confiar nele. Deus tem um projeto, um vaso novo para nossas vidas. Deus não remenda ministério, casamento, relacionamentos, faz tudo novo.
Deus ainda vê algo gigante em nossa vida; um vaso de honra.

Eu quero ser, Senhor amado
como um vaso nas maos do oleiro
quebra minha vida e faze-a de novo
eu quero ser, eu quero ser um vaso novo

Eu quero ser, Senhor amado

como um vaso nas maos do oleiro
quebra minha vida e faze-a de novo
eu quero ser, eu quero ser um vaso novo
xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Um vaso é feito para um propósito. Ele sempre tem uma utilidade. Um vaso defeituoso, com rachaduras ou trincamentos, não pode cumprir o propósito para o qual foi criado. O oleiro, pacientemente, tornou a fazer do vaso estragado outro vaso, um vaso novo. Assim Deus faz com você. Antes de usar sua vida, ele trabalha em sua vida. Deus está mais interessado em quem você é do que no que você faz. Caráter é mais importante do que desempenho. Vida precede ministério. Antes de Deus trabalhar através de você, ele trabalha em você.


Pr Eduardo Bortolossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário