segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Equívocos que nos impedem de viver o melhor de DEUS

Jó 42:12-17
O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. 13Também teve ainda sete filhos e três filhas. 14À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque. 15Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos. 16Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração. 17E então morreu, em idade muito avançada.
Quando se fala de Jó o que nos vem á lembrança é sofrimento, paciência (paciência de Jó).  O cap. 1 descreve sua personalidade. Quando Deus olha para Jó, o elogia em todas as áreas de sua vida.
Jó temia a Deus, não com terror, mas com confiança humilde, e afastava-se do mau. Jó não permitia que seu dinheiro e as posses tomassem o lugar do Senhor.  (WIERSBE, AT- A Biblia Explicada de Maneira Clara e Concisa, pg 453)
Jó 1: 1-5
Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal. 2Tinha ele sete filhos e três filhas, 3e possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de boi e quinhentos jumentos, e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente. 4Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles. 5Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: "Talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado e amaldiçoado a Deus". Essa era a prática constante de Jó.
Jó oferecia sacríficios à Deus em favor de seus filhos, por temor à Deus.
Em um curto prazo de tempo, Jó perde tudo,  família, bens materiais, fica enfermo:
Jó 2: 13-20
Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face." 6O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele".7Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. 8Então Jó apanhou um caco de louça e com ele se raspava, sentado entre as cinzas.
Jó 19:13-20
"Ele afastou de mim os meus irmãos; até os meus conhecidos estão longe de mim. 14Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim. 15Os meus hóspedes e as minhas servas consideram-me estrangeiro; vêem-me como um estranho. 16Chamo o meu servo, mas ele não me responde, ainda que eu lhe implore pessoalmente. 17Minha mulher acha repugnante o meu hálito; meus próprios irmãos têm nojo de mim. 18Até os meninos zombam de mim e dão risada quando apareço. 19Todos os meus amigos chegados me detestam; aqueles a quem amo voltaram-se contra mim. 20Não passo de pele e ossos; escapei só com a pele dos meus dentes
4 equívocos que não devemos cometer para sermos abençoados por Deus:
1º Equívoco: ATITUDE DE SATANAS
Jó 1: 9-11
"Será que Jó não tem razões para temer a Deus?", respondeu Satanás. 10"Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. 11Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face."
Satanás achou que Jó servia ao Senhor apenas por interesse. Mas em tudo Jó se manteve íntegro. Não podemos buscar a Deus por interesse,  mas pelo o QUE DEUS É.  LOUVAR, EXALTAR, AGRADDECER A DEUS PELO QUE ELE É, E NÃO POR INTERESSE.  No Salmo 63: 1-6  Davi neutraliza o interesse e o equívoco de Satanás
Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. 2Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. 3O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. 4Enquanto eu viver te bendirei, e em teu nome levantarei as minhas mãos. 5A minha alma ficará satisfeita como quando tem rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará. 6Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite. 7Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas. 8A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém.
DEVEMOS TER AMOR POR AQUILO QUE DEUS É.
Salmo 118:1-4
Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. 2Que Israel diga: "O seu amor dura para sempre!" 3Os sacerdotes digam: "O seu amor dura para sempre!" 4Os que temem o Senhor digam: "O seu amor dura para sempre!"
Habacuque 3: 17-19
Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, 18ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. 19O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos.
2º Equívoco: DA ESPOSA DE JÓ
Jó 2:9
Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" 10Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?" Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios.
Provérbios 14:1
A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.
A esposa de Jó também pensava que sua fé estava nos bens materiais.
Muitos se afastam de Deus porque se firmam em pessoas, em bens, no seu dinheiro, no seu emprego.....
A vida de um homem não está firmada em seus bens.
Paulo, através dos meses nos quais desenvolveu sua fé em Jesus Cristo, aprendeu a confiar plenamente no Senhor. Exercitou sua confiança em Deus ao ponto de expressar a frase : “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Ele, no momento em que expeliu essas palavras, estava nos dando uma aula sobre o que é importante na vida de um filho de Deus. Nada mais importava para ele. Sua posição social, seus bens, seus amigos, seus pais, suas nacionalidades, nada mais importava na vida, pois Jesus tinha se tornado a razão do seu viver. (http://redomma.blogspot.com/2010/04/para-mim-o-viver-e-cristo-e-o-morrer-e.html)

Filipenses 1:20-21
Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Salmo 20:7-8
Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. 8Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.
Coloca toda tua confiança no Senhor. Está feliz? GLORIFICA AO SENHOR!! Está triste? GLORIFICA AO SENHOR!!!
3º Equívoco: DOS AMIGOS DE JÓ
Seus amigos pensavam que seu sofrimento era consequencia de seus pecados.
Jó 4:6-11
Sua vida piedosa não lhe inspira confiança? E o seu procedimento irrepreensível não lhe dá esperança? 7"Reflita agora: Qual foi o inocente que chegou a perecer? Onde os íntegros sofreram destruição? 8Pelo que tenho observado, quem cultiva o mal e semeia maldade, isso também colherá. 9Pelo sopro de Deus são destruídos; pelo vento de sua ira eles perecem. 10Os leões podem rugir e rosnar, mas até os dentes dos leões fortes se quebram. 11O leão morre por falta de presa, e os filhotes da leoa se dispersam.
Os tres amigos de Jó procuram-no para confortá-lo, mas acabaram por critticá-lo.
Devemos tomar cuidado com as palavras, porque muitas vezes ao invéz de levantar-mos nossos amigos que precisam de apoio, os afundamos mais ( ah! Tá sofrendo? É porque está em pecado!!
Jesus disse “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" João 16:33.
As aflições são do mundo e não de Deus. Deus nos visita com cura, com libertação, salvação, vitórias.
4º Equívoco: DO PRÓPRIO JÓ
Jó 42:5
Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
Não há nada pior que andar na presença de Deus só de ouvir falar. Mas Jó só de ouvir falar creu, com fé inabalável, em todas as circunstâncias.
Como deve ter sido depois dele ter conhecido a Deus?
Mateus 6:33-34
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. 34Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
Moisés, quando guiou o povo no deserto, não queria só as mãos de Deus, mas a sua presença:
Êxodo 33:15
Então Moisés lhe declarou: "Se não fores conosco, não nos envies.
ELE É E SEMPRE SERÁ O DEUS DA NOSSA SALVAÇÃO.  O SENHOR NÃO APAGA O PAVIO QUE FUMEGA!!

A TI SENHOR SEJA O PODER, A HONRA E A GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE!!!!!!!


Pr Paulo de Tarso

Nenhum comentário:

Postar um comentário