sábado, 26 de fevereiro de 2011

A fé da mulher Cananéia


Mateus 15:21-28

Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom. 22Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito".23Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós".24Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel".25A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me!" 26Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".27Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".28Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

Jesus partiu para o território dos gentios. Uma mulher cananéia, desejosa de algo de Deus, não mais desejosa do que nós, com situações que aos nossos olhos nos parecem impossíveis de serem resolvidas.
Vers. 22 “Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.

Mesmo não sendo judia, ela reconhece Jesus como Senhor, Filho de Davi.
Muitas vezes clamamos como a mulher cananéia, e parece que Deus silencia. ( vers 23 “Mas Jesus não lhe respondeu palavra “) Aos nossos olhos parece que Deus não nos ouve, mas Ele está agindo, e devemos persistir como persistiu a cananéia e declarar nossa necessidade ao Senhor como ela o fez.
Em nosso meio, em nossa casa, nossos  “amigos” , até os de dentro da igreja, em certas ocasiões irão nos desanimar : ... mas ainda tá assim? ... ah!! Se eu fosse voce ....  O Senhor te diz: NÃO DESANIME, PERSISTA.  Vemos no texto que diante do suposto silêncio de Deus a cananéia não desistiu. Não devemos tirar conclusões a respeito de Deus.  Ele é o soberano, Ele é o Criador, Ele sabe todas as coisas, Deus nunca perde o controle.  Nunca deixe que amigos ou a multidão te desanime. Ela não desanimou mesmo com os discípulos pedindo à Jesus que a mandasse embora. PERSISTA SEMPRE  com fé naquele que é nosso Deus, Senhor dos Senhores, Rei dos Reis.

Mesmo diante de uma resposta declarada negativa PERSISTA.  No vers 24 , Jesus deixou claro que veio apenas para as ovelhas perdidas de Israel, e ela não era judia, mas estrangeira. Jesus fez um  teste de fé na mulher.  Mesmo assim, no vers 25 ela se prosta aos pés de Jesus, o adora, e essa adoração foi em espírito e em verdade. Aquele que se humilha na presença do Senhor, alcança sua graça, o seu milagre.

2 Crônicas 7:14
se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

Não deixe que nada ou ninguém tire seu foco de Jesus. Adore-o em todas as circunstâncias e clame como a cananéia “ SENHOR JESUS AJUDA-ME”

Uma mulher cananéia, estrangeira, rompeu barreiras se colocou humildemente na presença de Deus. Um dia também nós fomos estrangeiros. Mas aqueles que estiverem na presença do Senhor receberão suas bençãos, até os que estiverem à sua volta receberão.

27Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".28Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

Através da benção derramada sobre  aqueles são seus verdadeiros discípulos, onde houver “ cachorrinhos” eles também receberão. 

A Palavra do Senhor diz em  João 11:40 “Disse-lhe Jesus: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?"

Há uma condição: é preciso crer, e pela fé da cananéia Jesus  lhe responde: vers 28 : "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

É JESUS QUEM FALA : SEJA CONFORME VOCE DESEJA!!

Nosso Deus é Deus de perto e de longe,  no texto acima e em Mateus 8:5-13, Jesus cura à distância pela fé, a graça foi imediata.


Mateus 8:5-13

Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. 6E disse: "Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento".7Jesus lhe disse: "Eu irei curá-lo".8Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. 9Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz".10Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. 11Eu lhes digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. 12Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes".   13Então Jesus disse ao centurião: "Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!" Na mesma hora o seu servo foi curado.


SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR!!!
SENHOR, FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM!!!!

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário