sábado, 26 de fevereiro de 2011

Conquistadores de Milagres

2 Reis 5:1-17
Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso2Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã. 3Um dia ela disse à sua senhora: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra".4Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera. 5O rei da Síria respondeu: "Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel". Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas. 6A carta que levou ao rei de Israel dizia: "Junto com esta carta estou te enviando meu oficial Naamã, para que o cures da lepra"7Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: "Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo!" 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: "Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel".9Então Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".11Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do Senhor, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. 12Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?" E foi embora dali furioso. 13Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado!" 14Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança. 15Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: "Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente do teu servo".16O profeta respondeu: "Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei". Embora Naamã insistisse, ele recusou. 17E disse Naamã: "Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor.

O que muda nossa sorte? Quando obtemos vitória?

Como seria bom se todos os milagres ocorressem de uma hora para outra, não é? Todavia, nem sempre ocorre asssim. Muitas vezes Deus deseja que participemos ativamente do processo de milagre.  Não porque Deus precise, Ele é Deus, contudo, Deus gosta de nos convidar a se envolver com Ele. Ele gosta de examinar o nosso coração.
Na Bíblia, em vários milagres, vemos a participação do povo de Deus:
  • Nas bodas de Caná, Ele transforma água em vinho, mas deseja ver servos disponíveis para servir água primeiro.
  • Na libertação do povo do Egito, Ele abre o mar, mas deseja homens que decidam pisar na água antes
  • Ele alimenta a multidão, mas deseja ver jovens entregando o seu pão e o seu peixe
  • Ele fecha a boca dos leoões, mas espera que homens entrem na cova dos leões
  • Ele multiplica o azeite, mas deseja que busquemos as vasilhas vazias
  • Ele ressuscita o morto, mas espera que homens de fé, removam as pedras
  • Ele quebra as correntes, mas espera que levatemos um louvor primeiro
  • Ele traz os peixes, mas deseja que nós lancemos nossas redes ao mar.

Deus tratou com um homem chamado Naamã, comandante do exército do rei da Síria. Ele não conhecia a Deus, mas participou do milagre, cresceu, evoluiu. O problema de Naamã era a lepra. Qual é o seu problema?  Naamã tentou resolver seu problema de 3 maneiras (do seu jeito):
1 – usando a influência de seu nome, sua popularidade, sua fama
2 -  usando seu dinheiro . Muitas pessoas acham que com dinheiro se resolvem qualquer problema, compram pessoas,  apagam ofensas
3 – usando influência política: foi falar com outro rei
5O rei da Síria respondeu: "Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel".
Existem  sim, algumas atitudes chaves para resolvermos nossos problemas, e não são essas. Naamã precisou aprender de Deus. Ele se “achava”. Pensava que o profeta sairia correndo ao seu encontro – ah que orgulho!
Às vezes Deus permite algo, para aprendermos como buscar o milagre através de atitudes, de comportamento, de conduta de vida.

ALGUMAS ATITUDES QUE NOS LEVAM A SER CONQUISTADORES DE MILAGRES COM DEUS SÃO:

 1 -  VENCER A DÚVUDA E SE DISPOR A BUSCAR O MILAGRE. BUSCAR A DEUS
Vers 3 e 4
. 3Um dia ela disse à sua senhora: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra".4Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera.

É preciso  vencer toda dúvida, mas é preciso se dispor a pagar o preço. A dúvida nos impede de ver o agir de Deus em nossas vidas.  Quando duvidamos, estamos dizendo que Deus não é capaz, estamos limitando Deus.
Naamã precisou crer na palavra de uma menina, estrangeira, escrava. É preciso vencer a sombra da dúvida em nosso coração.
A única pessoa capaz de nos impedir de crer somos nós mesmo. Mas aquele que está em Cristo, mem o mundo, nem o diabo pode impedí-lo de crer!
Certamente, Naamã já havia procurado solução na melhor medicina de sua época e possivelmente tinha buscado cura nos falsos deuses que ele servia e na religião que tinha, mas nunca conseguiu resultado.
Já devia estar bastante desanimado quando a menina  lhe falou:
Vers 3
"Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra".
Quando Naamã ouviu a menina falar do Deus de Israel, tomou uma atitude: VENCEU O DESÂNIMO E SAIU EM BUSCA DO SENHOR.

É preciso vencer as palavras contrárias lançadas em nossas vidas. Vencer os que não creem em nossa vitória.
Quer conquistar um grande milagre? Vença o desânimo, o comodismo, saia da zona de conforto e busque o Deus criador, o Deus vivo, verdadeiro e presenrte entre nós.
Faça como Naamã, ponha-se a caminho do Senhor!!!
Está desanimado? Pise com seus pés nesse desânimo, esmague-o, esfregue-o no chão até que ele se desmanche!
Hoje eu preciso me dispor a buscar o Senhor, porque hoje, há um milagre a ser conquistado para a minha vida!!!

2 – SUPERE O MEDO, O ORGULHO E OS PRECONCEITOS

Medo, orgulho, preconceito: características fortes nos seres humanos.
Vers. 10 -14
10Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".11Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do Senhor, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. 12Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?" E foi embora dali furioso. 13Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado!" 14Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança.

Naamã ficou furioso.
Muitos têm mais preconceitos do que imaginam e até mesmo mais do que admitem!!!
Há pessoas que só querem as bençãos, e não o Deus da benção, e quando recebem a benção não voltam nem para agradecer. Na hora do sacrifício, desanimam. Como muitos, Naamã, tinha orgulho e preconceitos no coração.

Naamã imaginou uma maneira através da qual Deus deveria agir e o Senhor fez completamente diferente. 
Vers 11
11Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do Senhor, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra.

QUANTAS VEZES QUEREMOS ENSINAR DEUS A AGIR !!!!!

Mas Deus fez completamente diferente: mandou que o profeta Eliseu enviasse um mensageiro com um recado:
Vers 10
10Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado"

Naamã poderia ter permanecido indignado com a atitude do profeta e até ter dito:não fica bem ser tratado assim.
“que é isso? Sou uma pessoa ilustre, chefe de um exército, herói de guerra! ... não fica bem ser tratado assim... e depois lavar-me sete vezes no Rio Jordão, que bobagem!!!!”
Naamã poderia ter ficado nessa pose, nesse orgulho, nesse preconceito.

Mas o Senhor usou os seus servos e tocou seu coração.
Vers 13-14
13Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado!" 14Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança.

É preciso entender que só Deus pode mudar nossa vida. Naamã             OBEDECEU!!

Muitos murmuram...Ir á igreja?   Receber um unção com óleo? Oração com imposição de mãos? Ir lá na frente? Entregar uma oferta? Fazer uma campanha de oração?

Naamã venceu a resistência da carne e dispôs-se a aceitar o modo de agir de Deus.
Imagine Naamã, diante ,de seus servos, tirando as medalhas de herói de guerras, a roupa de nobre que usava, expor a sua lepra, e mergulhar nas águas barrentas do Jordão...
Naamã aceitou se humilhar na presença de Deus! ... e foi isso que fez..
Muitas pessoas não recebem a benção, porque nunca descem de seu pedestal... ou pararam no quinto mergulho....


OU NOS DOBRAMOS DIANTE DE DEUS OU VAMOS NOS DOBRAR DIANTE DE HOMENS.

Em 2 Crônicas 7:14 há uma promessa do Senhor:

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

3 – DESENVOLVER UMA ATITUDE DE DAR E NÃO SOMENTE DE RECEBER DO SENHOR
Vers 5
5O rei da Síria respondeu: "Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel". Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas

Naamã levou presentes antes de receber o milagre. Antes do milagre, Naamã já estava disposto à dar. As pessoas fazem o contrário.
Naamã não era mesquinho, não era avarento.

 Em Mateus 6:21 o Senhor nos fala:

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Não entregue restos ao Senhor e espere receber o melhor.

Naamã, porém, antes mesmo de receber o milagre, preparou uma grande oferta para abençoar o profeta de Deus, que iria ser usado para curá-lo e insistiu para que sua oferta fosse aceita.

Aprenda a apresentar-se diante de Deus, não apenas para receber Dele, mas também para dar a Ele.

E a principal coisa que Deus está procurando receber de nós não é dinheiro .... è nosso coração.
A adoração é o que podemos dar a Deus em resposta ao amor que ele tem por nós.

Salmo 51:17

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

João 4:23

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Portanto, se procura que um milagre aconteça em sua vida, aprenda a se apresentar a Deus não apenas para receber, mas também para dar ao Senhor. Isso Naamã fez.

4 – DECIDA OBEDECER RADICALMENTE AO SENHOR

Conversão radical, transformação radical. Naamã mudou radicalmente sua vida. O Senhor não deseja fazer pequenas coisas em nossas vidas , e com Jesus não tem meio termo.
No Vers 14 vemos que Naamã fez exatamente conforme a palavra do homem de Deus.


14Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança

No vers. 10 Naamã deveria fazer segundo a direção que Deus lhe deu:

"Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".

Pode até ser que alguém que o viu banhar-se no rio Jordão, achou estranho, não importa, o que importa é agradar à Deus e não aos homens.

Efésios 6:7

Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens,

DEUS NÃO SE AGRADA DE 90% DE OBEDIÊNCIA.
ELE QUER QUE NÓS NOS SUBMETAMOS COMPLETAMENTE A ELE.

Para Naamã, a ordem de Deus foi que ele mergulhasse 7 vezes no Jordão, e ele só foi curado porque obedeceu completamente, após o 7º mergulho.

No vers. 17 diz queNaamã fez uma aliança de que nunca mais buscaria outros deuses,  nem aos deuses de seus pais, mas que daquele dia em diante, serviria  exclusivamente ao Deus de Israel, único e verdadeiro, justo e fiel.
Isso revela o que havia no coração de Naamã naquela hora: ele era um homem resolvido a obedecer radicalmente à Deus.

Naamã  precisava de um milagre, e buscou a pessoa certa. O que estou fazendo para obter meu milagre??
Onde estou buscando ajuda??

O caminho de milagres é assumir uma postura de quebrantamento, obedecer a Deus em tudo, e deixar Jesus assumir o primeiro lugar em nossa vida.


SENHOR JUSTO, FIEL E VERDADEIRO LOUVADO SEJA TEU NOME PARA SEMPRE!!!!

Pr Eduardo Bortolossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário