quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Atitudes práticas para viver uma virada

Provébios 16:3
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos
Tudo vem do Senhor, pelo seu amor, sua graça e misericórdia. Quando nos consagramos ao Senhor estamos nos submetendo à sua vontade em nossas vidas. Entregar nossas vidas ao Senhor, como está em Salmo 37:5
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
João 5:1-15
Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. 2Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico é chamado Betesda tendo cinco entradas em volta. 3Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. 4De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. 5Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. 6Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado?" 7Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".8Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".9Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado, 10e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: "Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca".11Mas ele respondeu: "O homem que me curou me disse: 'Pegue a sua maca e ande' ".12Então lhe perguntaram: "Quem é esse homem que lhe mandou pegar a maca e andar?" 13O homem que fora curado não tinha idéia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão. 14Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça".15O homem foi contar aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado.
Houve cura junto ao tanque de Betesda. Betesda significa graça. Segundo Dicionário Aurélio, graça é benevolência, favor recebido. A salvação é pela graça de Deus.
Esse texto nos leva a refletir em algumas atitudes do paralítico e nossas.
Jesus quer e pode mudar qualquer circunstância em nossa vida, entretanto boa parte delas dependem de algumas atitudes nossas. Naquele lugar, havia muitos doentes, mas Jesus escolheu um. Algumas atitudes que precisamos desenvolver para que Jesus opere mudanças em nós:
1º DESEJAR VIVER UMA MUDANÇA – O paralítico já estava acostumado àquela vida. Ficava só esperando que alguém o jogasse nas águas. No versículo 6 Jesus pergunta: “"Você quer ser curado?" É como se Jesus estivesse perguntando: “ voce quer mudar de vida? Está preparado para ter sua vida transformada? Voce irá deixar para trás sua vida de mendicância, vai ter que sair do comodismo, voce está pronto para mudança? Muitas vezes pedimos bençãos, dons espirituais, mas Jesus não nos dá nada que não possamos usar.
2º COLOCAR A FÉ SÓ EM JESUS – aquele homem não conhecia Jesus. Ele não via nenhuma possibilidade de cura. Sua fé estava na água que se movia. Nossa fé deve ser colocada somente em Jesus que é quem salva, liberta, cura. Quem transforma é Jesus. Nossa fé não pode estar em homem.
Salmo 20:7-8
Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. 8Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.
Jeremias 17;7-10
"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. 8Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".9O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? 10"Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras."
3º SER DIRETO E PRECISO – muitas vezes achamos que podemos “enrolar’ Deus. No versículo 7: Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”
Devemos ser diretos e precisos em nossas petições e louvores e adorar o Senhor por tudo aquilo que ELE é. Coloque nas mãos de Jesus, tudo o que voce deseja que ele transforme.
João 4:23-24
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
4º DAR TODA GLÓRIA A JESUS -  Davi colocou e creditou todas as suas vitórias à Deus. Toda vitória vem do Senhor. Não é pela nossa força, não é pela nossa sabedoria, mas pela graça e misericórdia do Senhor! Porque caso contrário, nossas vitórias se tornariam ídolos. Ana era estéril, e reconheceu o agir de Deus em sua vida. Ela consagrou seu filho ao Senhor. E Deus não lhe deu apenas um filho, mas um profeta. Tudo vem do Senhor.
5º ESPERAR MAIS DE DEUS – Jesus  sempre realiza mais do que podemos esperar. O paralítico esperava alguém que o colocasse na água. E Jesus o viu em meio a multidão de enfermos, ele não merecia mais do que os outros, mas Jesus nos vê no meio da multidão e quer nos curar.
Veja em Isaías 55: 8-11
"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. 9"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos. 10Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, 11assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.
O que Deus está dizendo é: espere mais do Senhor!! Confie somente em Mim.
Jeremias 29:11
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. 12Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. 14Eu me deixarei ser encontrado por vocês', declara o Senhor, 'e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei', diz o Senhor.
A obra do Senhor é completa, se Ele começou a boa obra em voce, ELE É FIEL PARA COMPLETÁ-LA.
Romanos 11:36
Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém.
Pr. Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário