quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O PACTO DE DEUS COM SEU POVO

1 Samuel 20:14-15
Se eu continuar vivo, seja leal comigo, com a lealdade do Senhor; mas se eu morrer, 15jamais deixe de ser leal com a minha família, mesmo quando o Senhor eliminar da face da terra todos os inimigos de Davi".
2 Samuel 9:1-13
Certa ocasião Davi perguntou: "Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?" 2Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul, para apresentar-se a Davi, e o rei lhe perguntou: "Você é Ziba?" "Sou teu servo", respondeu ele. 3Perguntou-lhe Davi: "Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?" Respondeu Ziba: "Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés". 4"Onde está ele?", perguntou o rei. Ziba respondeu: "Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar". 5Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar. 6Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra. "Mefibosete?", perguntou Davi. Ele respondeu: "Sim, sou teu servo". 7"Não tenha medo", disse-lhe Davi, "pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa." 8Mefibosete prostrou-se e disse: "Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?" 9Então o rei convocou Ziba e disse-lhe: "Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele. 10Você, seus filhos e seus servos cultivarão a terra para ele. Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa". Ziba tinha quinze filhos e vinte servos. 11Então Ziba disse ao rei: "O teu servo fará tudo o que o rei, meu senhor, ordenou". Assim, Mefibosete passou a comer à mesa de Davi como se fosse um dos seus filhos. 12Mefibosete tinha um filho ainda jovem chamado Mica. E todos os que moravam na casa de Ziba tornaram-se servos de Mefibosete. 13Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei.
Saul  -à  Jônatas   à Davi
1 Samuel 31:1-6
E aconteceu que, em combate com os filisteus, os israelitas foram postos em fuga e muitos caíram mortos no monte Gilboa. 2Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos, e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. 3O combate foi se tornando cada vez mais violento em torno de Saul, até que os flecheiros o alcançaram e o feriram gravemente. 4Então Saul ordenou ao seu escudeiro: "Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos". Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou sua própria espada e jogou-se sobre ela. 5Quando o escudeiro viu que Saul estava morto, jogou-se também sobre sua espada e morreu com ele. 6Assim foi que Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus soldados morreram naquele dia.
Davi nunca esqueceu do pacto de lealdade com Jônatas. E Deus também tem um pacto conosco.
Mateus 11:-3028
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.3 0Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Davi leva com prfundidade o pacto feito com Saul. No vers 9 ele pergunta:
"Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?”
Lo-Debar no original quer dizer sem pasto
Maquir  no original é “vendido”
Talvez Mefibosete vivia em uma cidade de lamento, na casa de alguém “vendido”. Muitas vezes vivemos em Lo-Debar, chorando por algo que aconteceu no passado, ou o que desejo e ainda não aconteceu. Não vivo o presente.
Davi, manda seu empregado chamr Mefibosete. Deus nos envia Jesus e diz: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”
O Senhor é o Deus do impossível e pode fazer muito mais do que pensamos ou imaginamos:
Isaías 55:8-11
"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. 9"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos. 10Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,11assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.
Mefibosete atendeu o chamado rei Davi. Nós devemos atender ao chamado do Senhor e se colocar à disposição para mudanças. Deus vai além das nossas limitações. Os gigantes podem se levantar, mas é para cair, pelo poder do Senhor. Mas é preciso atitude nossa.
Vers. 7 "Não tenha medo", disse-lhe Davi, "pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa”
Mefibosete não teve medo do chamado. O que Deus tem para nossa vida, está em nossas mãos: é uma questão de aceitar o chamado, de decisão, de atitude.
Apocalípse 3:20
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
No vers. 8 Mefibosete reconhece sua situação, que não era boa: “8Mefibosete prostrou-se e disse: "Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?"
Na cidade de lamento, um homem “vendido”. Há pessoas que não querem reconhecer sua situação. O chamado do senhor hoje é: VINDE A MIM . É uma questão de escolha, de decisão.

LOUVADO E EXALTADO SEJA O NOME DO SENHOR!!! QUE SUA PALAVRA QUE É VIVA E EFICAZ NÃO VOLTE VAZIA.
 Pr Edivaldo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário