terça-feira, 2 de novembro de 2010

Feliz o homem que põe sua confiança no Senhor

INTERCESSÃO – MANHÃ COM DEUS
Josué 14:7-15
Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança 8mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus. 9Por isso naquele dia Moisés me jurou: 'Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus'. 10"Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!  11Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época.  12Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu". 13Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. 14Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, o Deus de Israel. 15Hebrom era chamada Quiriate-Arba, em homenagem a Arba, o maior dos enaquins. E a terra teve descanso da guerra.
A descrença vê gigantes; a fé vê Deus. A descrença depende do “sendo comum” do homem; a fé repousa totalmente na Palavra de Deus. (WIERSBE, W.W., ComentárioBíblico,AT, Geográfica, Santo André, SP, Brasil, 2008, 1ª Ed. pag.243)
Salmo 40 – Testemunho de Davi: ele declara que grande é o Senhor!
Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. 3Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor 4Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança, e não vai atrás dos orgulhosos dos que se afastam para seguir deuses falsos5Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos6Sacrifício e oferta não pediste, mas abriste os meus ouvidos holocaustos e ofertas pelo pecado não exigiste. 7Então eu disse: Aqui estou! No livro está escrito a meu respeito8Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração9Eu proclamo as novas de justiça na grande assembléia; como sabes, Senhor, não fecho os meus lábios10Não oculto no coração a tua justiça; falo da tua fidelidade e da tua salvação. Não escondo da grande assembléia a tua fidelidade e a tua verdade11Não me negues a tua misericórdia, Senhor; que o teu amor e a tua verdade sempre me protejam. 12Pois incontáveis problemas me cercam, as minhas culpas me alcançaram e já não consigo ver. Mais numerosos são que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração perdeu o ânimo13Agrada-te, Senhor, em libertar-me; apressa-te, Senhor, a ajudar-me14Sejam humilhados e frustrados todos os que procuram tirar-me a vida; retrocedam desprezados os que desejam a minha ruína15Fiquem chocados com a sua própria desgraça os que zombam de mim. 16Mas regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam; digam sempre aqueles que amam a tua salvação: "Grande é o Senhor!" 17Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!

Por pior que nos apresente uma circunstância, o cristão nunca deve esmorecer. O cristão nunca está só. Porque o mesmo Espírito que Jesus deixou aos apóstolos, estará conosco se abrir-mos nosso coração e deixar-mos que ELE faça sua morada em nós, como dez Davi, Calebe, Josué ....
Pr. Raimundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário