segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Esperança

O que é esperança?


No sentido natural =ato de esperar o que se deseja = expectativa =fé em conseguir o que se deseja .


Vejamos alguns conceitos pela ótica biblica :
No tempo do profeta Oseías, Deus levantou uma questão envolvente acerca deste assunto tão envolvente. Ali o senhor menciona o fato,falando a seu povo Israel , oferecendo uma chance de vitória em meio aos caos, trazendo-lhes uma”Porta de esperança ;(os 2:15) por escape . E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.

a)    Neste caso, esperança tem sentido diferente: Além de expectativa, esperança aqui denota algo desejado e previsto ansiosamente; Alguma coisa para qual alguém está focando, esperando com um olhar fixo numa certa direção esperançosamente.

 (Os 2:6-16) Portanto, eis que cercarei o teu caminho com espinhos; e levantarei um muro de sebe, para que ela não ache as suas veredas.Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora.Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal.Portanto tornarei a tirar o meu grão a seu tempo e o meu mosto no seu tempo determinado; e arrebatarei a minha lã e o meu linho, com que cobriam a sua nudez.E agora descobrirei a sua vileza diante dos olhos dos seus amantes, e ninguém a livrará da minha mão.E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades.E devastarei a sua vide e a sua figueira, de que ela diz: É esta a minha paga que me deram os meus amantes; eu, pois, farei delas um bosque, e as feras do campo as devorarão.Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR.Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor.

b)       Esperança aqui significa no original, o mesmo que “esticar com uma corda”, linha ou cordão, comparando o ato de confiança que Acabe exerceu, na esperança de salvar-se a si e sua família.

(jos2: 11-21) O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

 comparando com (jos6: 20-23) Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.
c) Agora: com relação a nosso Deus, o que esperança vem a ser na realidade?

Salmo 71:5 ele é nossa esperança. Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.

Por isso a nossa esperança não traz confusão (Rom5: 5) E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

1-Porque é uma esperança embasada num peso de experiência de vida com Deus;
2-há um requinte do toque do Espírito Santo, fluindo amor em nossos corações.
3-Há uma alegria inconfundível, contagiante jorrando sempre do nosso interior, declarando que a vitória é certa ,

 (sl125: 1) [cântico dos degraus] Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
 (Pro 10:28) A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
 (sl40: 1) [Salmo de Davi para o músico-mor] Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
 (sl65: 5) Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe   sobre o mar.
 (sl146: 5) Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.
 (pro14: 32) Pela sua própria malícia é lançado fora o perverso, mas o justo até na morte se mantém confiante.

Por isso alegrai-vos na esperança (rom12: 12) Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Porém o pecado destrói a esperança (rom6: 23) Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (ez37: 11) Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
Ver (AM 3:17-31) Muita Atenção E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem.Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR.Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.Pois o Senhor não rejeitará para sempre.
Aqui, esperança surge trazendo outro significado –Visão de Paulo em (1tess1:3) Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,

Aqui falamos de esperança paciente da volta de Cristo, onde mora o futuro do cristão convertido:

c)    Deus nos ilumina acerca da esperança (Ef1: 18) Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
d)   Há esperança para nós reservada nos céus (col 1:5) Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
e)       Não podemos nos mover desta esperança jamais (col1: 23) Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
f)        Esta esperança tem nome (col1; 27) Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;Esta esperança um dia se transformará em visão (ROM 8:18-25) Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.18-Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.Esta é a esperança alavancada pela fé .
    (Jô 20:29) Esta, da parte de Deus, é a porção do homem       ímpio;   esta é a herança que Deus lhe decretou.Esperança com perseverança e obediência.
 (atos 1:8-14) Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

g) Uma promessa feita por Jesus(v :8)

h) Outra promessa vinda através de anjos (vs 10-11)

i) Nasce uma esperança viva, trazendo consigo uma força interior naquele grupo que decidiu obedecer à ordem de Jesus (luc24: 49) E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
j) Perseverando em súplica e oração, unânimes, ou seja, todo mundo, sem exceção. nada moveu sua esperança.
k) (atos2: 1-4) acontece algo
que jamais havia acontecido no mundo (o resultado de uma esperança acentuada na unanimidade de um grupo de pessoas que decidiu esperar uma promessa feita por Jesus. E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Pr.Raimundo Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário