sábado, 26 de fevereiro de 2011

Orar como JESUS ensinou


Mateus 6:5-15

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. 6Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. 7E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos8Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem9Vocês, orem assim: "Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome10Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu11Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. 12Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém14Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará15Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.

    6 Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
    7 Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas.
    8 Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
    9 Portanto, orem assim: Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo.
    10 Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!
    11 Dá-nos hoje o alimento que precisamos.
    12 Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.
    13 E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!
    14 Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês.
    15 Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.
Jesus estava preocupado com a oração dos seus  discípulos, com a oração da igreja e os ensina a orar. É algo para meditar e comparar como estamos orando. Oração é disciplina espiritual. Posso não saber teologia, ter grande estudo bíblico, mas preciso saber orar. É a oração que move a mão de Deus.
Na Palabra do Senhor temos inúmeros exemplos de milagres, de promessas,  de sinais de maravilhas do Senhor, quando seu povo ora. Também a Palavra nos ensina a orar. Jesus não diz: “ se orarem”  mas diz “ quando voces orarem “ . Jesus está esperando nossas orações.
Em Tiago 5:14-16 ele nos chama a atenção sobre o poder da oração do justo:
Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. 15A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. 16Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz
Em 1 Samuel 1:10-11 Ana ora ao Senhor pedindo um filho, e Deus não apenas lhe dá um filho, mas um profeta: Samuel ( = eu o pedi ao Senhor)
e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. 11E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados".
Ana continuou louvando e adorando ao Senhor depois de receber o milagre!!
O Senhor atendeu a oração de Josué, e fez o sol parar e o dia foi prolongado até que Josué obtivesse a vitòria:
Josué 10: 12- 14
No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: "Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!" 13O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs14Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!
Em 1 Reis 17:1 Elias ora par que o Senhor não mande chuva em Gileade, no reinado de Acabe, e não choveu
Ora, Elias, de Tisbe em Gileade, disse a Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra".
Elias ora novamente, e o Senhor envia chuva:
1 Reis 17:44-45
Na sétima vez o servo disse: "Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar". Então Elias disse: "Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça45Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no céu, começou a ventar e a chover forte, e Acabe partiu de carro para Jezreel.
Se Jesus ensinou a orar, é porque não sabemos, como Paulo nos fala em Romanos 8:26
Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
O Espírito Santo leva nossa oração à Deus, a oração é nossa munição para Deus agir, é preicso deixar o Espírito Santo orar em nós : ‘ Espírito Santo de Deus, ore por mim, leve à Deus tudo que preciso; Espírito Santo use as palavras que não consigo usar, vem orar em mim Espírito Santo de Deus”
Vers 7 – NÃO OREM EM VÃO
7E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos
O que faz a diferença na oração é seu conteúdo; não quantidade ou repetição.
Segunda razão pela qual Jesus ensinou seus discípulos orarem: PEDIR À PESSOA CERTA
Vers 9:
9Vocês, orem assim: "Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome
Há somente um que houve nossa oração e responde. Não adianta orar para outros. É Jesus quem diz, em João 14:6 e13-15
6 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
13-15
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. 15"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
Terceira razão pela qual Jesus ensinou seus discípulos orarem: QUANDO ORAMOS CONVIDAMOS DEUS A FAZER PARTE DA NOSSA VIDA.
Deus já sabe de tudo o que precisamos.
Vers 8
8Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem
Deus não age enquanto não oramos. Quando peço, é porque confio que Ele pode e vai fazer. Ele quer que abramos nossa boca para dizer: “ EU PRECISO DE TI SENHOR....”
2 Reis 7:14
e o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
Deus quer que eu abra a boca e fale o que preciso. Ele quer que eu o convide a fazer parte de minha vida. Ninguém irá orar com maior intensidade do que eu mesma(o). O Pastor pode orar por nós, mas minha oração deve estar presente também.
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU.
Devemos olhar Deus como Pai. O Pai não é culpado pelos erros do filho, mas é o único que pode resolver seus problemas.
Olhe para a situação dos 2 ladrões, na cruz, junto com Jesus: um murmura e o outro pede perdão. Um vê escrito no alto da cruz “ Este é o Rei dos Judeus  O ladrão reconhece quem é JESUS.  A oração feita com humildade, coração quebrantado, aquela que coloca Deus como Pai, vai ser respondida.
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME
O que peço deve ser primeiramente para honrar o nome de Deus.
Tiago 4:2-3 diz:
Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo do Senhor, porque a glória do Senhor o enchia. 3Quando todos os israelitas viram o fogo descendo e a glória do Senhor sobre o templo, ajoelharam-se no pavimento, rosto em terra, adoraram e deram graças ao Senhor, dizendo: "Ele é bom; o seu amor dura para sempre".
Quando pedimos por motivos errados, Deus não é glorificado e não irá acontecer. Antes, devemox verificar se o que pedimos irá glorificar à Deus. Não é o que eu quero, mas o que eu preciso, para que o nome de Deus seja GLORIFICADO EM MINHA VIDA.
VENHA O TEU REINO,SEJA FEITA TUA VONTADE
Nossa oração deve valorizar e priorizar a vontade de Deus.
O que pedimos deve priorizar o Reino. A vontade de Deus sempre acima da nossa vontade.
Romanos 12:2
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
A vontade de Deus sempre será melhor que a nossa.
DÁ-NOS HOJE
A oração deve ser diária, como nossas refeições. Oração é alimento do espírito. O espírito do homem é alimentado pela comunhão com Deus através da oração. Se não houver comunhão com Deus, o fruto do espírito irá embora.
O NOSSO PÃO DE CADA DIA
Dependência divina para cada dia. Senhor nos dá a porção de maná a cada dia.
Êxodo 16:20
Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: "Que é isso?", pois não sabiam do que se tratava. Disse-lhes Moisés: "Este é o pão que o Senhor lhes deu para comer.
Quando estamos no deserto, o Senhor envia maná dos céus.
Veja em Lucas 5:4-7
Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca5Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes6Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.7Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.
Vá para onde as águas são mais fundas e lancem as redes. Pedro tinha tudo para pescar: experiência, pois era pescador; redes, barcos, uma equipe experiente, mas não sabia que o peixe é de Jesus.
Posso ter tudo, mas o peixe é de Jesus. Muitos confiam mais em sua capacidade que na provisão divina.
Vers 12
12PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES
PERDÃO  É FUNDAMENTAL
(Mateus usa palavra dívida, porque escreve para judeus,  e para eles dívida é pecado. Em Lucas 11 temos a palavra ‘pecado” porque Lucas escreve para os gregos)
Lucas 11:2-4
Ele lhes disse: "Quando vocês orarem, digam: " Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano. 4Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação.
12PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES
É o mesmo que dizer:” Senhor, me trate como tenho tratado meu semelhante”
Porque em João 4:20 diz:
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
1 Timóteo 6:10
pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
Muitos colocam o dinheiro em primeiro lugar em suas vidas.
A oração é o momento que o Espírito Santo nos trata, trata das nossas feridas, é o momento que nos esvaziamos de nós para sermos cheios do Espírito Santo.
1 Timóteo 6:11-12
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão12Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.
A oração acita por Deus, contém confissão de pecados. Se terminar mos nossa oração sem confissão de pecado, ela não é correta. A confissão de pecado é acompanhada de arrependimento.
Provérvios 24:16
pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.
A oração de Daniel, Neemias, começa pedindo perdão dos pecados:
Daniel 9:4-5
Orei ao Senhor, o meu Deus, e confessei: Ó Senhor, Deus grande e temível, que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos, 5nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.
Neemias 1:5-7
Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos, 6que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado. 7Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.
A oração é uma arma de guerra contra as ciladas do diabo. A oração é a única maneira de guerrearmos contra satanás. Satanás é nosso adversário e não as pessoas. Ele usa todas as armas.
Efésios 6:10-13
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 12pois a nossa luta não é contra seres humanos mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
O mal só pode ser vencido pela oração. O vers 13 de Efésios nos encoraja a confiar mais em Deus.
1 João 4:4
Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.
Romanos 8:30 - 31
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. 1Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Quanto mais oro lembrando do poder de Deus, mais Ele se agrada.
1 Crônicas 4:10
Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido.

SENHOR MEU DEUS, TEU É O REINO, TUA É GLÓRIA E O PODER PARA TODO SEMPRE!!!!!


Pr Diógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário